Ícone do site Fontágua – Água Mineral Natural

ESG: entenda a importância do conceito na indústria da água mineral

ESG é a sigla usada para empresas que aliam desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e transparência com a geração de valor.

O ESG é uma sigla que pode ser traduzida como meio ambiente, social e governança. No ambiente corporativo, ela é usada para designar empresas que priorizam as práticas sustentáveis, a responsabilidade social e a transparência. Mais do que uma medida necessária, essa é uma demanda dos consumidores.

Por isso, precisa ser adotada pelos diferentes agentes do mercado, inclusive a indústria de água mineral. Afinal, uma pesquisa realizada identificou que 95% dos brasileiros priorizam produtos e serviços de empresas que adotam práticas sustentáveis. Isso porque é uma forma de preservar os recursos hídricos e as nascentes

Então, que tal entender melhor o que é ESG? Leia o artigo e saiba tudo o que você precisa!

O que é ESG?

ESG é a sigla usada para empresas que aliam desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e transparência com a geração de valor. Portanto, o Environment, Social and Governance prevê a análise do desempenho com impactos financeiros, sociais, ambientais e de governança.

Assim, as companhias que se enquadram nesse conceito adotam boas práticas e geram benefícios. Ou seja, elas têm consciência do seu papel na sociedade.

Além disso, empresas ESG do setor água mineral garantem boa qualidade da água e preservação de nascentes. Dessa forma, o consumidor tem mais segurança na ingestão do líquido.

Quais os princípios ESG?

Ambiental

O princípio ambiental do ESG visa à preservação do meio ambiente, da biodiversidade e dos recursos naturais. Esse é um dos principais aspectos para empresas que trabalham com água mineral, pois essa indústria depende da proteção das nascentes.

Então, o que pode ser enquadrado como prática sustentável? Alguns exemplos são: gestão de resíduos, uso de fontes de energia renováveis, aplicação da logística reversa e da coleta seletiva.

Social

O social é o princípio que aplica práticas responsáveis para a sociedade. Assim, é preciso investir em um clima organizacional positivo e na oferta de benefícios corporativos. Portanto, todas as medidas que melhoram o bem-estar dos colaboradores são importantes.

Além disso, é importante destacar a relação com os fornecedores e parceiros. É importante que eles tenham a mesma responsabilidade para que os processos não sofram impactos negativos e a sociedade seja beneficiada.

Governança

A governança é como a empresa é gerenciada. Por isso, tem relação com a transparência e atendimento aos interesses das partes interessadas, como clientes, colaboradores e parceiros. 

Também são analisadas a transparência financeira e contábil e a geração de relatórios financeiros corretos.

Quais são os benefícios do ESG?

  1. A empresa ESG é mais transparente e eficiente;
  2. O meio ambiente é preservado;
  3. Você sabe que está consumindo um produto sustentável, até porque nem toda água mineral é igual;
  4. Existe mais eficiência nos processos;
  5. Há garantia de que os recursos naturais estão sendo protegidos.

Para as empresas, também há benefícios. Por exemplo, mais competitividade, acesso a linhas de crédito especiais e redução de custos.

O que é necessário para uma empresa ser ESG?

Para uma empresa ser ESG, deve adotar práticas sociais, ambientais e de governança. Por isso, é preciso implementar políticas e procedimentos que preservem o meio ambiente, colaboradores, parceiros, clientes e a sociedade em geral. Assim, essas medidas precisam estar vinculadas à estratégia empresarial, isto é, o chamado core business.

Para atingir esse patamar, o ESG implica definir prioridades com os públicos que a empresa interage e estabelecer indicadores, metas e planos de ação. Além disso, é importante implementar, monitorar e aperfeiçoar as boas práticas e elaborar relatórios que permitam ter mais transparência.

Qual a importância do ESG na indústria da água mineral?

A importância do ESG na indústria de água mineral é proteger as fontes naturais e o recurso hídrico. Para isso, são implementadas ações de reciclagem e reúso de garrafas PET, medidas de logística reversa e coleta seletiva. 

Ainda podem ser criadas iniciativas e campanhas para economizar água, a fim de reduzir os desperdícios e o impacto ambiental.

Com esses cuidados, a indústria executa processos mais eficientes e práticos, que fazem bem ao meio ambiente e à sociedade.

Você sabia que a Fontágua implementa práticas ESG?

A Fontágua implementa práticas ESG e está totalmente conforme as normas do Portal Nacional de Licenciamento Ambiental (PNLA). Isso significa que adota medidas de sustentabilidade, como o convênio com duas instituições de reciclagem: Eureciclo e Valora. Além disso, ganhou o prêmio de Envasadora com Melhor Política ESG em 2023.

Assim, os garrafões de água são reaproveitados da melhor forma possível. Contudo, as medidas ESG ainda vão além. Isso porque há projetos de incentivo ao esporte, à tradicional festa japonesa do Akimatsuri e à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Portanto, a Fontágua é o melhor fornecedor de água mineral para empresas e consumidores finais. Afinal, além da qualidade do produto, você sabe que existe um compromisso social, ambiental e de transparência por meio da adoção de práticas ESG.

Agora, que tal saber mais sobre as responsabilidades da Fontágua? Acesse nosso site e conheça nossos produtos e iniciativas.

Em resumo

O que é o conceito ESG?

O conceito ESG identifica empresas que aliam desenvolvimento sustentável, socialmente responsável e transparente com a geração de valor. Portanto, o Environment, Social and Governance prevê a análise do desempenho de maneira mais abrangente, com impactos financeiros, sociais, ambientais e de governança.

Quais são os 3 pilares do ESG?

Os 3 pilares do ESG são ambiental, social e governança. Esses são os âmbitos que uma empresa deve trabalhar para se encaixar nesse conceito.

Sair da versão mobile