É de conhecimento geral que manter-se hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo, porém quando o assunto é tipos de água é comum as pessoas ficarem com a seguinte dúvida: água mineral ou filtrada, qual é a mais indicada?
Para responder essa e outras perguntas, a Fontágua elaborou um artigo completo explicando as características de cada uma e as principais diferenças entre elas. Leia o conteúdo até o final e entenda qual é a mais indicada para você.
Água mineral e água filtrada são potáveis
Tanto a água mineral quanto a filtrada são consideradas potáveis, ou seja, as duas podem ser consumidas livremente e sem restrições. No entanto, elas possuem composições totalmente distintas e passam por diferentes processos até chegar ao consumidor final.
De forma resumida, a água mineral contém sais minerais naturais em sua composição que atuam de forma medicamentosa. Já a água filtrada serve apenas para a hidratação do corpo e não proporciona grandes benefícios à saúde.
O que é água mineral?
Segundo o Código de Águas Minerais (Decreto-Lei nº7.841), a água mineral “são provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa”.
Dessa forma, para que a água seja considerada mineral, é necessário que ela possua sais naturais providas diretamente da nascente, como: cálcio, flúor, magnésio, bicarbonato, sódio, fluoreto, sem a necessidade de passar por tratamentos químicos. Portanto, ela deve ser captada e envasada diretamente das fontes, cabendo às empresas apenas realizar a higienização do líquido.
Benefícios da água mineral
Embora toda água mineral contenha substâncias naturais em sua composição, elas não possuem os mesmos tipos de sais e volume, uma vez que essa condição pode variar conforme a fonte que ela foi captada. Entretanto, os benefícios da água mineral são diversos:
- Fortalecimento dos ossos e dos dentes;
- Possui poderosa ação digestiva e contribui na eliminação de toxinas;
- Regula a pressão arterial;
- Melhora o funcionamento do intestino;
- Aprimora a cognição;
- Promove a manutenção da saúde neurológica.
Além de todos os benefícios citados acima, a água mineral natural da Fontágua possui baixo teor de sódio e pH neutro, qualidades que proporcionam inúmeros benefícios à saúde. Isso porque o consumo de sódio em excesso pode ocasionar pedras nos rins, hipertensão, entre outras doenças. Por isso, é importante evitar a ingestão desbalanceada desse tipo de substância
A nossa água mineral natural também se destaca pelo pH neutro. Embora não haja estudos que relacionem o índice de acidez das águas como um fator relevante na prevenção e tratamento de doenças, o pH presente em nosso organismo exerce importante função nos processos digestivos, desde a entrada do alimento até a evacuação. Portanto, é importante manter a acidez corporal em equilíbrio.
O que é água filtrada?
A água filtrada é aquela proveniente da rede pública, ou seja, é o tipo de água que passa por um dispositivo filtrante e chega ao consumidor final por meio da torneira. Normalmente ela é captada nos rios, reservatórios, represas e até em lagos poluídos, portanto é preciso um intenso tratamento químico para se tornar potável.
Embora não ofereça nenhum tipo de risco ao organismo, a água filtrada pode ter a qualidade comprometida devido ao seu armazenamento. Encanamentos enferrujados e caixas d’água com pouca higiene podem comprometer a cor, o odor e o gosto do líquido.
Vale destacar que, as empresas de tratamento de água a fornecer livre de bactérias e microrganismos prejudiciais à saúde, porém ela não contém os sais minerais com ações medicamentosas e servem somente para a hidratação.
As diferenças entre a água mineral e filtrada
Para facilitar a compreensão, listamos abaixo as principais diferenças entre a água mineral e água filtrada.
- Água mineral: é provida de fontes naturais livre de impurezas;
- Água filtrada: captada em represas, reservatórios e lagoas;
- Água mineral: envasada sem nenhuma alteração;
- Água filtrada: passa por um dispositivo filtrante e tratamentos químicos;
- Água mineral: possui ação medicamentosa;
- Água filtrada: indicada somente para hidratação.
Água mineral ou filtrada?
Em termos de qualidade e saúde, a água mineral é superior à água filtrada, uma vez que é extraída diretamente das fontes naturais e possui uma composição rica em sais. Dessa forma, se você está buscando a melhor opção disponível no mercado, sem dúvida, a água mineral é a mais indicada.
Fontágua: tradição e qualidade
Desde a captação da água até a entrega do produto ao cliente final, a Fontágua preza pela máxima qualidade em todos os processos. Contamos com uma equipe altamente qualificada, laboratório próprio e maquinários avançados que permitem um melhor controle de higiene.
Além disso, a água mineral natural da Fontágua é caracterizada principalmente pelo baixo teor de sódio e pH neutro, proporcionando uma sensação de bem-estar, frescor e leveza ao seu paladar.
Dessa forma, os nossos produtos são indicados tanto para consumo residencial quanto para empresas, hospitais, hotéis, comércios e indústrias em geral, uma vez que garantimos a melhor qualidade do mercado e valores competitivos.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento!