O armazenamento de água mineral requer cuidados especiais. Isso porque após ser captado nas fontes, o líquido não passa por nenhum tipo de tratamento químico e dependendo da forma que for condicionada ela pode sofrer alterações.
Portanto, para manter as características e as qualidades naturais da água mineral, é necessário seguir alguns procedimentos regidos pela Resolução Nº. 173 da ANVISA. O documento estabelece os cuidados durante a distribuição e o armazenamento do produto em comércios, empresas e residências.
Hoje a Fontágua trouxe um conteúdo repleto de informações importantes sobre a forma correta de armazenar a água mineral tanto em ambientes residenciais quanto em pontos de distribuição e em empresas. Acompanhe!
Como fazer o armazenamento correto de água mineral?
Umidade, temperatura, luz e tempo de estocagem. Esses são alguns dos fatores que podem modificar as características da água mineral. Por isso, é fundamental que o armazenamento do líquido seja feito em um local preparado.
Estabelecimentos comerciais e pontos de vendas
Nos estabelecimentos e nos pontos de vendas que fornecem água mineral, alguns critérios devem ser respeitados para preservar a qualidade e as particularidades do produto. Abaixo, listamos os principais cuidados:
- O armazenamento de água mineral deve ser feito em um local livre goteiras, vazamentos ou infiltrações, pois essas condições podem favorecer o surgimento de bolor e fungos.
- Os galões e garrafas de água devem ser acondicionados sobre estrados ou paletes limpos e secos para evitar o contato direto com o piso. Além disso, as embalagens devem ser armazenadas em uma altura mínima de 45 centímetros do piso e das paredes e pelo menos 60 centímetros abaixo do teto.
- Havendo ralos no local de armazenamento, é fundamental que esses orifícios sejam tampados e sifonados para evitar a entrada de insetos. Caso o lugar contenha ralos comuns, jamais utilize esse espaço para estocar água ou qualquer tipo de alimento.
- A água mineral não pode ser estocada juntamente ou próxima de produtos químicos que exalem odores fortes ou que possam ser prejudiciais à saúde, pois isso pode contaminar o líquido.
- Para realizar o armazenamento de água mineral de forma adequada, mantenha o depósito limpo e higienizado, mas cuidado ao utilizar agentes de limpeza à base de substâncias químicas muito fortes.
- No local de armazenagem não pode haver incidência direta de luz solar, de claridade excessiva ou calor, pois esses fatores contribuem no surgimento de algas.
- A temperatura do depósito deve estar abaixo de 25°C, preferencialmente em ambiente fechado e com pouca circulação de pessoas.
- Em pontos de vendas, o comerciante deve disponibilizar primeiramente os produtos que chegaram primeiro, respeitando sempre o prazo de validade.
Residências e ambientes corporativos
Nas residências e empresas, o armazenamento de água mineral também deve seguir algumas normas para que o líquido não sofra alterações em sua composição:
- Após o lacre ser aberto, é recomendável que a água mineral seja consumida em um prazo de 15 dias.
- As embalagens não devem ser expostas diretamente à luz solar ou calor, para que não haja desenvolvimento de algas por meio da fotossíntese.
- Deve-se evitar colocar as embalagens diretamente no piso ou muito próximas a paredes, assim diminui os riscos de desenvolvimento de bolor. Portanto, o ideal é que a temperatura do local esteja abaixo de 25°C.
- As embalagens de água mineral devem ficar longe do fogão, da passagem de animais e de ambientes com umidade em excesso.
- A proximidade com produtos químicos, com gás de cozinha, com combustíveis, agentes de limpeza com odores fortes deve ser evitada para não alterar as características naturais da água.
Outras recomendações para o armazenamento de água mineral
Além dos procedimentos citados acima, tanto o comerciante quanto o consumidor final devem ficar atentos com as seguintes situações:
- Não é permitido fumar próximo às áreas de armazenamento de água mineral;
- Evita deixar as embalagens expostas ao sol durante o transporte do produto;
- Utilize capas protetoras para proteger o galão contra excesso de luz;
- Antes de consumir a água, verifique se o lacre não foi violado.
Ao longo do texto, mencionamos algumas vezes sobre o cuidado com a exposição à luz solar. Isso porque essa condição pode favorecer o surgimento de algas nas embalagens de água mineral.
Mesmo lacradas, é comum o aparecimento de limos nas garrafas e galões, pois esses microrganismos estão presentes de forma natural no líquido. Embora sejam seres microscópicos, quando expostos à luz solar eles conseguem se reproduzir.
Além disso, a luz do sol também inicia a fotossíntese das algas, processo no qual, esses microrganismos produzem a clorofila, substância responsável pela tonalidade verde dos limos.
Apesar dessas algas não causarem nenhum impacto à saúde, o seu desenvolvimento altera as características naturais da água mineral, principalmente a cor, o odor e o sabor. Portanto, é fundamental seguir todas essas dicas para preservar a qualidade máxima do produto e usufruir dos benefícios da água mineral.
Seja um distribuidor da Fontágua!
Desde a captação da água até a entrega do produto ao cliente final, a Fontágua preza pela máxima qualidade em todos os processos.
Contamos com uma equipe altamente qualificada, laboratório próprio e maquinários avançados que permitem um melhor controle de higiene.
Dessa forma, os nossos produtos são indicados tanto para consumo residencial quanto para empresas, hospitais, hotéis, comércios e indústrias em geral, uma vez que garantimos a melhor qualidade do mercado e valores competitivos.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento!