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Logística reversa: você sabe a importância?

Logística reversa: você sabe a importância?

Nos últimos anos, o conceito de logística reversa tem ganhado destaque no mundo corporativo, assim como outras práticas relacionadas à sustentabilidade. Isso porque, cada vez mais, as empresas estão reconhecendo a responsabilidade pelo ciclo completo dos seus produtos, desde a fabricação até o descarte.

Nesse sentido, vale a pena conhecer melhor como funciona a logística reversa e sua importância. É o que vamos abordar neste post. Acompanhe!

O que é logística reversa?

A logística reversa é a área da logística que trata do encaminhamento pós-venda de resíduos sólidos para a sua origem. O objetivo é garantir o descarte adequado por meio do recolhimento, transporte e destinação ao local correto. Dessa forma, esses itens podem ser reaproveitados ou depositados no lugar mais adequado.

No Brasil, o conceito ganhou relevância com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010. Na época, importadores, fabricantes, comerciantes e distribuidores entraram em acordo com relação ao compartilhamento de responsabilidades sobre o ciclo de vida dos produtos.

Assim, implementar a logística reversa se tornou obrigatório para alguns setores, uma vez que ela passou a ser um instrumento de desenvolvimento econômico e social. Isso porque preserva o meio ambiente, gera empregos e garante qualidade de vida para todos.

Como funciona a logística reversa?

A logística reversa funciona como um meio de recolher, transportar e dar a destinação correta aos resíduos sólidos. Para isso, várias ações e procedimentos são implementados com o objetivo de coletar e restituir esses materiais às empresas fabricantes. 

Nesse sentido, é preciso saber que todas as partes envolvidas têm uma responsabilidade compartilhada. De modo que, todos precisam trabalhar em conjunto para que o processo funcione da forma correta, incluindo as seguintes esferas da sociedade:

  • município;
  • consumidor;
  • comerciante;
  • distribuidor;
  • importador e fabricante.

Quais são as etapas da logística reversa?

A logística reversa envolve 5 etapas principais: 

  1. Conscientização dos consumidores sobre seu papel na logística reversa.
  2. Devolução do produto ou da embalagem para o comerciante ou distribuidor.
  3. Envio do produto ou da embalagem pelo comerciante ou distribuidor ao fabricante ou importador.
  4. Encaminhamento para reuso, reciclagem ou descarte correto do produto ou da embalagem.
  5. Fiscalização da cadeia pelos órgãos públicos, para garantir que o processo seja realizado da forma certa.

Quais são os tipos de logística reversa?

A logística reversa abrange tanto o pós-venda quanto o pós-consumo. Para cada uma dessas abordagens, existe um conceito específico. Entenda, como eles funcionam: 

Logística reversa pós-venda

Implica no retorno do produto ou da embalagem à cadeia de distribuição com pouca utilização. Nesse caso, a empresa deve planejar o recebimento e o envio dos itens e fazer o controle do fluxo físico e das informações logísticas.

Além disso, o produto pode ser aperfeiçoado e voltar para comercialização a fim de agregar valor. Geralmente, a logística reversa pós-venda acontece devido a um defeito ou um erro no pedido.

Por exemplo, avarias, danos e necessidade de conserto. Outras situações são equívocos na geração do pedido, vencimento da data de validade, itens para revenda, mercadorias em consignação e casos de recall.

Logística reversa pós-consumo

Ocorre quando a compra do produto foi feita e ele foi utilizado e descartado devido ao fim da vida útil ou da expiração do prazo de validade. Dessa forma, ele se torna impróprio para o consumo.

O mesmo processo de preparação para o recebimento deve ser feito. Assim, ele pode ser reutilizado no retorno ao ciclo produtivo, ser enviado à reciclagem ou descartado adequadamente. Por exemplo, isso é o que acontece na indústria da água mineral.

Por que a logística reversa é importante?

A logística reversa é importante por dar a destinação adequada aos resíduos. Além disso, a prática permite reintegrar os produtos e as embalagens ao ciclo produtivo. Assim, é garantida a redução de custos com insumos e matéria-prima. Ao mesmo tempo, assegura-se uma sociedade sustentável e com mais oportunidades de negócio.

A seguir, veja outros benefícios proporcionados pela logística reversa: 

  • Melhoria da economia, com a geração de renda e recursos sustentáveis;
  • Preservação do meio ambiente, com redução da necessidade de matérias-primas;
  • Melhoria da qualidade de vida devido ao ambiente saudável e limpo;
  • Incentivo a um consumo consciente, voltado para o reuso e reciclagem;
  • Compartilhamento da responsabilidade da gestão de resíduos;
  • Aumento da eficiência no uso de recursos naturais por parte da indústria;
  • Aumento da vida útil dos aterros sanitários pelo reaproveitamento dos materiais;
  • Crescimento da oferta de produtos ambientalmente corretos.

Quais são os exemplos de logística reversa?

Importância da logística reversa para o meio ambiente.

Agora, veja alguns exemplos de logística reversa na prática. 

1. Pneus

Quando descartados de forma inadequada, esses produtos geram impactos devido à contaminação do meio ambiente. Ao mesmo tempo, contribuem para o aumento de doenças, como a dengue, já que os pneus auxiliam na proliferação dos mosquitos.

Com a logística reversa, é possível aproveitar a borracha e garantir o descarte adequado. Tanto é que a indústria criou o programa Reciclanip, que coleta pneus e garante o destino correto a eles.

2. Óleos lubrificantes

Como os óleos lubrificantes precisam ser importados, o processo de rerrefino daqueles já utilizados é fundamental para o Brasil. Dessa forma, reduz-se a necessidade de importação e os custos implicados no processo. Além disso, o resultado é excelente, ficando 100% igual ao item no primeiro refino.

3. Baterias automotivas

As baterias, de modo geral, são bastante prejudiciais ao meio ambiente. Ao voltar para a indústria, é possível reaproveitar o chumbo, o plástico e o ácido. Assim, melhora-se a eficiência do processo e gera-se emprego e renda.

4. Lâmpadas fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes contaminam o solo por conterem metais pesados. Por isso, elas devem ser descartadas da forma adequada. Na logística reversa, é possível reaproveitar esses resíduos e outros componentes, como o alumínio e o vidro.

5. Medicamentos

Os remédios não podem ser descartados no lixo comum por contaminarem o solo. Dessa forma, é importante devolvê-los em farmácias que fazem a coleta desse material. Assim, eles são descartados de modo correto.

6. Resíduos da construção civil

As obras têm vários resíduos que podem ser reaproveitados. Por exemplo, pregos, madeira, areia e pedra, gesso etc. Assim, há redução de custos e mais consciência nos processos adotados na construção civil.

7. Vidros

Todos os tipos de vidros podem ser reciclados, desde garrafas até os automotivos. Por isso, esse é um material importante que traz benefícios ao meio ambiente quando descartado da forma certa.

8. Água

As embalagens podem ser reaproveitadas ou terem outra destinação, dependendo do tempo de uso. Assim, mais do que comemorar o Dia Mundial da Água, efetiva-se uma prática sustentável e que traz benefícios a todos.

Desse modo, fica claro que a logística reversa é uma prática importante e que precisa ser adotada por todos. A responsabilidade é compartilhada. Então, é necessário que você entenda o seu papel e adquira produtos somente de empresas que adotem práticas sustentáveis.

E você, já tem essa consciência? Compartilhe este artigo nas duas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem a logística reversa e sua função na sociedade.

Em resumo

Qual é o principal objetivo da logística reversa?

O principal objetivo da logística reversa é aumentar o índice de reuso, recuperação e reciclagem dos materiais. Assim, há mais eficiência na utilização dos recursos naturais e incentivo à sustentabilidade, inclusive no chamado ecodesign, isto é, no projeto de produtos e embalagens.

Quais são as 5 etapas da logística reversa?

  1. Conscientização dos consumidores 
  2. Devolução do produto ou da embalagem .
  3. Envio do produto ou da embalagem pelo comerciante 
  4. Encaminhamento para reuso, reciclagem ou descarte correto 
  5. Fiscalização da cadeia pelos órgãos públicos