fbpx

Água com gás: 6 mitos e verdades sobre a bebida

Água com gás: 6 mitos e verdades sobre a bebida

Quando se trata de água com gás, é comum que surjam uma série de questionamentos. Por exemplo, a água gaseificada prejudica a saúde dos dentes? Ou, ela hidrata tanto quanto a água natural?

Para responder essas e outras perguntas, trouxemos este conteúdo esclarecendo alguns mitos e verdades em torno desta bebida tão popular. Vem com a gente!

1. Água com gás hidrata tanto quanto a água natural?

Verdade! a água com gás hidrata tanto quanto a água natural. A água gaseificada, apesar de sua efervescência, ainda é composta principalmente por água (H2O). Portanto, ela contribui para a hidratação da mesma forma que o líquido não carbonatado.

No entanto, algumas pessoas podem experimentar desconforto gástrico ou sensações de inchaço ao consumir água com gás em excesso. Por isso, é importante equilibrar o seu consumo. 

2. Água com gás tem sódio?

Mito. A água com gás não possui sódio adicionado, uma vez que o processo de gaseificação não inclui a adição desse elemento. Portanto, a quantidade de sódio pode variar de acordo com as diferentes marcas do produto.

Na verdade, essa variação está relacionada às características da nascente de onde a água é extraída. Assim, é aconselhável estar ciente desse detalhe ao fazer a sua seleção.

3. Água com gás aumenta a saciedade?

Verdade. Isso acontece justamente devido à gaseificação, que gera a sensação de estômago cheio por um período mais longo. Um detalhe é que isso também causa a dilatação do estômago, o que costuma deixar a impressão de saciedade.

4. Água com gás prejudica os dentes?

Mito, a água com gás não prejudica os dentes. Para que isso acontecesse, seria necessário deixar o líquido na boca por muito tempo. Ou seja, mesmo que o pH seja mais baixo, seria difícil causar danos ao esmalte dentário.

Vale a pena ressaltar que o pH médio da água mineral é de 7,0, enquanto a gaseificada fica entre 5,0 e 6,0. Portanto, é considerada uma bebida com baixa acidez. Além disso, por não ter açúcar nem sabor, não causa cáries e nem prejudica os dentes. 

5. Água com gás melhora o paladar?

Verdade. A efervescência do gás pode ajudar a limpar o paladar e a língua, removendo resíduos de alimentos e proporcionando uma sensação de frescor na boca. Não é à toa que muitas pessoas gostam de beber o líquido antes das refeições.

6. Água com gás engorda?

Mito, a água com gás não engorda, assim como nenhum alimento de forma isolada chega a causar esse efeito. Por isso, ela é um bom substituto aos refrigerantes e outros tipos de bebidas açucaradas, que geram ganho de peso quando consumidos em excesso.

Agora, só falta decidir se você prefere beber água com gás ou mineral natural. De todo modo, analise o fornecedor para escolher a melhor opção. Isso ajudará na sua saúde.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de informações como essa!

Então, que tal saber mais sobre água e como consumi-la de forma saudável? Siga a Fontágua nas redes sociais e tenha acesso às principais informações. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Em resumo

É saudável beber água com gás?

Sim, é saudável beber água com gás. No entanto, por ser um pouco mais ácida (o pH é mais baixo), pode causar problemas para pessoas com gastrite crônica ou duodenite. Isso porque a mucosa gástrica pode ficar irritada e inflama no caso de consumo elevado dessa bebida.

Água com gás engorda?

A água com gás não engorda, assim como nenhum alimento de forma isolada chega a causar esse efeito. Por isso, ela é um bom substituto aos refrigerantes e outros tipos de bebidas açucaradas, que geram ganho de peso quando consumidos em excesso.