fbpx

Nascentes: o que são, como surgem e tipos

Nascentes: o que são, como surgem e tipos

As nascentes são verdadeiros berços da vida, pois são elas que garantem o abastecimento de água potável, bem como o suporte para a produção de alimentos e a preservação das diversas espécies.

Assim, compreender o que são as nascentes e as medidas para a preservação é essencial para o bem-estar coletivo. Quer saber mais sobre esse importante tema? Acompanhe!

Afinal, o que é nascente?

A nascente é um local em que o lençol freático aflora e inicia uma fonte ou um curso de água. Esse é o ponto de partida, onde os recursos hídricos brotam naturalmente da terra, podendo formar pequenos riachos e até rios de maior porte.

No Brasil, toda nascente é classificada como uma Área de Preservação Permanente (APP) e, como tal, está amparada pela Lei 12.651/2012. Esta legislação estabelece a obrigatoriedade de conservar uma faixa de 50 metros ao redor da nascente.

Como surge uma nascente?

Uma nascente tem sua origem a partir de diversos fenômenos naturais, como chuvas, aquíferos (formações geológicas subterrâneas que armazenam água) e geleiras.

Nesse processo, a água é absorvida pelo solo, podendo permanecer próxima à superfície ou ser armazenada a centenas de quilômetros de profundidade no lençol freático.

Com o passar do tempo, a pressão faz com que essa água atinja uma camada menos permeável, emergindo na forma de nascentes. Ou seja, o recurso hídrico não surge de forma instantânea, mas emerge na superfície em condições específicas.

Esse processo é apenas o ponto de partida do ciclo da água, que acontece de forma contínua, assegurando que o líquido continue a emergir na superfície. A seguir, apresentaremos um resumo do caminho que a água percorre desde sua origem até seu retorno à natureza.

  1. A água evapora e sobe até locais frios da atmosfera.
  2. O vapor se transforma em gotas, que formam as nuvens.
  3. As nuvens são carregadas pelo vento. Pelo caminho, encontram-se com outras e vão se tornando pesadas e grandes.
  4. Chove e a água penetra no solo e fica armazenada em reservatórios subterrâneos naturais.
  5. Isso acontece até que surja a nascente, que gera rios e faz todo o ciclo recomeçar.

Qual é a importância da nascente?

A importância das nascentes reside no fato de serem fontes vitais de vida para todos os seres, uma vez que fornecem água para rios e córregos. Esse fator possibilita o abastecimento das cidades e o acesso ao líquido necessário para as atividades diárias.

Além disso, essas nascentes permitem o afloramento de água mineral para o consumo humano. Por isso, tudo isso está intrinsecamente ligado à preservação dessas áreas de Preservação Permanente (APP).

Quais são os tipos de nascentes?

Existem quatro tipos principais de nascentes, que variam de acordo com seu fluxo e formação. São elas:

  1. Nascentes perenes;
  2. Nascentes intermitentes;
  3. Nascentes efêmeras;
  4. Nascentes de olho d’água.

A seguir, explicaremos em detalhes como funcionam essas classificações:

1. Nascentes perenes

Existem durante todo o ano, mas sua vazão é variável. Ou seja, em épocas mais secas, o ponto de surgimento costuma ser difuso. Isso também acontece em locais em que o leito é formado por material poroso.

2. Nascentes intermitentes

Surgem durante as estações chuvosas, mas secam durante o restante do ano. O fluxo pode ficar por algumas semanas, apenas, ou durar até alguns meses. Semelhante com as nascentes perene, quando o nível de precipitação é grande.

3. Nascentes efêmeras

Também chamadas de temporárias, surgem somente quando chove. Aparecem em regiões áridas e semiáridas, na maior parte das vezes. Porém, podem irromper em diferentes tipos de clima.

4. Nascentes de olho d’água

Não têm acúmulo de água inicial. Geralmente, isso acontece em terreno em declive, quando o ponto de surgimento da nascente aparece devido à camada impermeável ser menor do que a encosta. Essa situação é derivada justamente da inclinação.

Como preservar uma nascente?

Para preservar uma nascente, podem ser adotadas diversas estratégias de cuidado, tanto por parte da comunidade, das instituições privadas quanto do governo, a fim de assegurar a integridade desse ecossistema delicado.

A construção de cercas é uma medida eficaz para evitar a entrada de animais que, por meio do pisoteamento, podem compactar o solo ao redor da nascente. Além disso, iniciativas como a coleta seletiva são fundamentais para evitar a contaminação dos lençóis freáticos que alimentam as nascentes.

Além disso, é fundamental destacar o papel das iniciativas privadas na preservação das nascentes. Empresas que adotam ações sustentáveis, como a logística reversa e a integração de tecnologias verdes em suas operações, desempenham um papel crucial nesse cenário.

Todos os produtos da Fontágua Água Mineral Natural são provenientes das fontes: Santa Rosa, São Sebastião e Sant’Anna, localizadas no distrito de Quatinga, em Mogi das Cruzes. Conheça as nascentes da Fontágua e veja porque oferecemos a melhor água mineral do Brasil!

Em resumo

Onde nascem as nascentes?

As nascentes nascem no solo, em pontos em que há armazenamento de água no subsolo. Assim, a partir de lagos, chuvas, aquíferos ou derretimento de geleiras, o líquido rompe a superfície. Antes disso, a água é absorvida e fica, até mesmo, a quilômetros de distância, no lençol subterrâneo.

O que são nascentes e como são formadas?

As nascentes são pontos de surgimento de água, sendo uma manifestação superficial dos lençóis. Elas geram rios e córregos, e são formadas pelo ciclo da água, que leva ao armazenamento do líquido no subsolo. Esse acúmulo em poças pode resultar em fontes, até mesmo termais, quando a água é derivada de grandes profundidades.

Qual é a importância das nascentes?

A importância das nascentes é seu papel fundamental na preservação da vida. Elas abastecem as cidades e também geram fontes de água mineral natural. Por isso, a sua área de entorno precisa ser protegida, sendo considerada uma Área de Preservação Permanente (APP).