fbpx

Dia Mundial da Água: importância e como surgiu

Dia Mundial da Água: importância e como surgiu

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data representa uma ação de nível global que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da água, não somente para a vida humana, mas também para a subsistência de todos os seres do planeta.

Hoje, a Fontágua trouxe um post explicando a origem desse evento, a sua importância e como nós contribuímos para a preservação desse recurso tão essencial. Vem com a gente!

Origem e importância do Dia Mundial da Água

agua no mundo

O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ampliar a discussão sobre a importância da água em nossas vidas.

Diante da necessidade, cada vez mais urgente, de manter esse recurso disponível, a ONU instituiu nessa mesma data a Declaração Universal dos Direitos da Água, que contempla dez artigos: 

  1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
  2. A água é a seiva do nosso planeta;
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;
  8. A utilização da água implica respeito à lei;
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

A importância da gestão sustentável da água para empresas

importância da água para empresas

A água é o recurso natural mais importante e indispensável tanto para a vida humana quanto para o funcionamento das empresas.

Por isso, a gestão sustentável da água é essencial para as empresas, envolvendo a utilização responsável e consciente desse recurso, levando em conta seu ciclo natural e as necessidades de todas as partes interessadas, como a empresa, a comunidade e o meio ambiente.

As empresas precisam se comprometer com a conservação e preservação da água, além de poderem aproveitar essa gestão sustentável como uma vantagem competitiva ao adotar práticas mais sustentáveis em suas operações, melhorando sua reputação e fortalecendo a relação com os consumidores que valorizam a sustentabilidade.

Dia Mundial da Água & Fontágua

garrafa de água

É importante ressaltar que a preservação e o uso inteligente da água deve ser uma prática diária, sendo uma responsabilidade tanto da população quanto das organizações. Deste modo, a Fontágua orgulha-se de atuar há mais de 50 anos adotando condutas sustentáveis e respeitando o meio ambiente e as pessoas.

Veja abaixo, como funcionam os nossos sistemas de produção.

Fontes naturais

fontes de água

Todos os produtos da Fontágua são captados em três fontes por surgência, ou seja, as nossas águas são extraídas de fontes naturais. Elas estão situadas no distrito de Quatinga, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, em uma área protegida. 

Dessa forma, não utilizamos métodos de extração forçada, o que garante uma menor interferência humana ao meio ambiente. 

Preservação das nascentes

preservação das nascentes

As nascentes que provêm os produtos da Fontágua passam por um planejamento sustentável de captação desenvolvido por especialistas, que prioriza o perfeito equilíbrio com o meio ambiente e a preservação da qualidade natural do produto.

Além disso, as nossas fontes estão inseridas na segunda maior reserva de Mata Atlântica do Estado (protegida pelas Leis dos Mananciais), a 33 km de distância dos centros urbanos. 

Logo, seguimos todos os protocolos e cuidados no que tange a respeito à natureza e as pessoas, praticando um manejo e uso sustentável dos recursos naturais.

Produtos de excelente qualidade

importancia da agua

Outro assunto debatido no Dia Mundial da Água é a qualidade da água que estamos ingerindo, afinal, essa substância se difere uma da outra. 

A água mineral, por exemplo, é rica em sais naturais benéficos à saúde, enquanto a água da torneira, embora seja potável, é uma substância tratada com componentes químicos e provida de rios, lagos e sistemas de tratamento. 

Neste cenário, a Fontágua é referência quando o assunto é qualidade. Desde a captação da água, diretamente nas nascentes, até a entrega do produto ao consumidor final, prezamos pelo máximo empenho em todos os processos.

Baixe o nosso guia sobre água mineral natural e entenda tudo o que você precisa saber para escolher o melhor fornecedor, os tipos de produtos disponíveis no mercado e quais são os cuidados estabelecidos pela ANVISA. 

Selo Fiscal de Controle e Procedência

Selo Fiscal de Controle e Procedência

Sempre atenta, a Fontágua segue rigorosamente todas as normativas que garantem a qualidade e procedência da água mineral natural que leva aos seus clientes. Assim, os nossos garrafões, de 10 e 20 litros, contam com o Selo Fiscal de Controle e Procedência.

Além de comprovar a qualidade da água, o certificado garante a todos, que nós seguimos as normas do Planejamento do Estado de São Paulo (SEFAZ), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Isso significa que respeitamos as diretrizes de preservação do meio ambiente estabelecidas por esses órgãos fiscalizadores. 

Disponibilidade de água para os seres humanos

agua para seres humanos

Eventos como o Dia Mundial da Água são extremamente importantes para alertar a população sobre a escassez hídrica que vivemos atualmente. Para você ter uma ideia da dimensão da crise, cerca de 2,2 bilhões de pessoas não têm água potável no mundo, de acordo com um relatório da ONU. 

Diante dessa situação, dois grandes fatores contribuem para a escassez hídrica: o uso desenfreado de recursos naturais e a poluição causada pela atividade humana. Portanto, no Dia Mundial da Água a Fontágua reforça a importância do consumo racional e sustentável dos recursos naturais. 

Porque escolher água mineral natural Fontágua

Além de adotar métodos sustentáveis de captação, a Fontágua carrega a excelência em seu DNA. Nossos produtos seguem um rigoroso padrão de qualidade, desde a extração até o envasamento da água. 

Não é à toa que estamos há mais de seis décadas sendo referência no mercado de água mineral. Contamos com um sistema de logística próprio que garante a entrega dos produtos no prazo estipulado.

Além disso, temos um amplo catálogo de embalagens tanto para distribuidores quanto para empresas, indústrias, hospitais e hotéis.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Será um prazer conversar com você!