fbpx

Garrafa PET: como reutilizar?

Garrafa PET: como reutilizar?

O que você faz com a garrafa PET assim que termina de beber sua água mineral natural? Se a joga no lixo, está na hora de repensar. Afinal, a embalagem tem muitas utilidades e pode ser reutilizada de diferentes maneiras.

Além disso, você pode investir na logística reversa. Dessa forma, devolve para a indústria e consegue dar a destinação adequada. Também existem outras práticas, como a coleta seletiva.

O foco é a reciclagem das garrafas PET, deixando de jogar fora algo que leva muitos anos para se decompor. Então, que tal entender como reutilizar essas embalagens? Neste post, mostramos como fazer isso. Confira!

O que é garrafa PET?

A garrafa PET é uma embalagem feita de polietileno tereftalato, um polímero termoplástico da família dos poliésteres. Muito usado como matéria-prima de recipientes, leva de 200 a 600 anos para se decompor de forma natural. Por isso, é importante reutilizar e reciclar.

Criado em 1941, a substância PET começou a se popularizar nos anos 1970 por integrar as embalagens. Afinal, é maleável, resistente, leve e duradouro.

Por que é importante reciclar a garrafa PET?

Reciclar a garrafa PET é uma forma de contribuir para a preservação ambiental, economizar energia e gerar empregos.

Muito da criação de vagas de trabalho vem da coleta seletiva. Milhares de famílias vivem dessa atividade e favorecem o meio ambiente.

Dessa forma, novas empresas também são abertas, já que é possível produzir garrafas PETs recicladas ou novos itens, como embalagens, tubos e cordas de varal.

Como reutilizar a garrafa PET?

Você pode reutilizar a garrafa PET para fazer lâmpada de Moser, porta-objetos, itens para jardinagem e atração de pássaros. Também existem outras possibilidades, inclusive como embalagem para armazenar óleo de cozinha, água, grãos etc.

1. Crie uma lâmpada de Moser

Criada por um mecânico de Uberaba, a lâmpada de Moser é muito usada em regiões carentes do Brasil e do mundo. Ela tem uma vantagem: ajuda a economizar energia, porque sua luminosidade é equivalente a uma lâmpada incandescente de 40 a 60 W. 

No entanto, só funciona durante o dia.

Para fazer a sua, serre um pedaço de telha para ficar do tamanho da garrafa PET. Então, coloque água na embalagem com 10 mL de cloro. Em seguida, passe fita isolante na tampa para evitar a ação do sol.

Assim que estiver tudo pronto, encaixe a garrafa na telha e aplique selante nas extremidades. A partir disso, os raios solares vão bater na garrafa com água e ela vai amplificá-los durante o dia, iluminando o ambiente.

2. Faça um porta-objetos

Existem várias formas de fazer porta-objetos com garrafas PET. Uma ideia é fazer um estojo de zíper sem costura. Nesse caso, corte a embalagem e cole um zíper. Depois,é só personalizar como quiser.

Outra opção é o cofrinho. Para isso, corte a garrafa e retire uma parte do meio. Então, una as duas partes e faça um talho na parte de cima para colocar as moedas. Depois, é só decorar, seja pintando, seja colando tecidos. 

Você ainda pode usar as garrafas PET como potes para armazenar alimentos, organizando a cozinha. 

3. Use na jardinagem

As garrafas também servem como vasos. Você pode fazer de forma simples ou decorar, cortando-os no formato de coelhos, gatos etc. Também pode utilizar diferentes embalagens para criar um jardim vertical. Nesse caso, use fios ou barbantes resistentes para amarrá-las na parede.

4. Utilize para atrair pássaros

Se tem muitos passarinhos no local em que mora, use a garrafa para criar um alimentador. Basta fazer 4 furos na embalagem do mesmo diâmetro de uma colher de pau. Dois deles ficam no meio e os outros dois mais na parte de baixo.

Então, coloque as colheres de madeira nesses buracos e, na parte em que se colocaria o alimento, faça uma abertura levemente maior. Assim, coloque a comida de pássaros e espere eles virem.

Você sabia que a Fontágua tem o selo Eureciclo?

O selo Eureciclo certifica as empresas quanto à logística reversa, conectando-as a recicladores

A Fontágua conta com essa certificação, o que demonstra seu interesse em contribuir com o meio ambiente. Afinal, essa é uma forma eficiente de garantir a destinação correta das garrafas PET.

Assim, tanto a Fontágua quanto suas distribuidoras de água mineral parceiras fazem parte de um projeto maior. Ou seja, além de ter um produto de qualidade, também tem acesso a uma garrafa PET que será reutilizada ou reciclada. 

E você também pode fazer a sua parte! Então, que tal colocar em prática as ideias trazidas neste post?

Aproveite e saiba mais sobre o selo Eureciclo e o compromisso da Fontágua. Acesse nosso site e conheça mais sobre nossa empresa.

Em resumo

O que é a garrafa PET?

A garrafa PET é uma embalagem feita de polietileno tereftalato, um polímero termoplástico maleável e duradouro. Normalmente, ele é utilizado como resina para engenharia, fibra sintética para a indústria têxtil ou matéria-prima de recipientes. 

Qual a importância da reciclagem de garrafa PET?

A importância da reciclagem de garrafas PET é reduzir a poluição e a contaminação de solo, mares, rios e lençol freático. Assim, é uma forma de proteger o meio ambiente, sem contar que economiza água e energia, e gera empregos para fazer esse processo de reutilização.