fbpx

pH da água: mito ou verdade?

pH da água: mito ou verdade?

Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre o pH da água. Mas você sabe, de fato, o que ele significa e se realmente pode impactar a saúde das pessoas? Ou se existe alguma classificação ideal para consumo? 

Bom, já adiantamos que esse parâmetro não define se a água é potável ou não, afinal, águas ácidas e alcalinas não apresentam riscos à saúde humana. Por esse motivo, não consta nenhuma norma na legislação da água mineral

Quer entender, de uma vez por todas, o que é o pH da água e se ele é relevante para o bom funcionamento do organismo? Então, acompanhe!

O que é o pH da água?

O pH da água é o potencial hidrogênico do líquido, sendo representado por uma escala que mede o nível de acidez, neutralidade e alcalinidade. O parâmetro vai de 0 a 14, em que o valor mais próximo de 0 é considerado ácido, o neutro 7, e o valor mais perto de 14 indica um caráter alcalino. 

Ou seja, quando o pH está abaixo de 7, a água é considerada ácida, indicando uma maior concentração de íons de hidrogênio. O valor 7 é neutro, sugerindo um equilíbrio entre íons de hidrogênio e hidroxila. Já acima de 7, a solução é alcalina, o que significa que há uma menor concentração de íons de hidrogênio.

Para facilitar o entendimento, veja o infográfico abaixo:

A escala do pH da água vai de 0 a 14.
Escala de valores de pH da água.

Qual é a importância do pH da água para saúde?

De início, esclarecemos que o pH da água não é um fator importante no tratamento e na prevenção de doenças. Afinal, no próprio processo de digestão do líquido, ele sofre alterações devido ao suco gástrico, que é altamente ácido.

Portanto, o pH da água que consumimos não influencia diretamente a acidez estomacal ou outros processos digestivos, como muitos pensam. Até porque o pH do estômago do homem é ácido, na faixa de 1 a 3.

O que verdadeiramente prejudica a saúde humana é a falta de ingestão de água. A falta de reposição hídrica, pode levar a desidratação, dores de cabeça, falência cardiovascular, choque térmico e até a morte.

Veja como calcular a quantidade ideal de água por dia!

Qual é o pH da água ideal?

Não há um valor ideal do pH da água. Tanto a Legislação Nacional (Portaria n° 2.914/2011) quanto a internacional (WHO, 2011), não estabelecem uma medida recomendada para ingestão humana relacionada à proteção da saúde.

Isso porque esse fator não apresenta riscos ao organismo. Embora muitos afirmem que o pH ideal seja em torno de 7, não existe comprovação de que isso seja benéfico ou prejudicial de forma conclusiva.

Basicamente, é recomendado apenas para fins operacionais, que o pH da água no abastecimento público seja mantido entre 6 e 9,5. Esse fator facilita o tratamento do recurso hídrico em suas diversas etapas (floculação, sedimentação e cloração).

Qual é o pH da água mineral?

O pH da água mineral varia conforme a nascente onde ela foi captada. Em decorrência da diversidade das rochas, do solo e das condições geológicas, cada fonte apresenta características únicas.

Isso não só interfere na acidez do recurso hídrico, mas também nos sais minerais contidos nela. A composição mineral da água desempenha um papel crucial na sua qualidade e nas potenciais contribuições para a saúde.

Por isso, é inviável afirmar um valor padrão para o pH das águas minerais, já que essas variações naturais são parte integrante da composição singular de cada fonte.

Então, o que influencia na qualidade da água?

O que influencia a qualidade da água são os parâmetros químicos, físicos, biológicos, orgânicos e inorgânicos. Alguns exemplos são o manuseio ou armazenamento inadequado e a adição de substâncias. 

Por essa razão, recomendamos a água mineral natural, captada diretamente das fontes e envasada, preservando assim, as características únicas do recurso.

Essa prática assegura a pureza da água, uma vez que o líquido não passa por nenhum tipo de alteração química, mantendo todos os sais benéficos à saúde.

E você, quer experimentar uma água mineral natural leve e cristalina? Acesse o site da Fontágua e conheça todos os nossos produtos para entender por que eles são os melhores para a sua saúde!

Em resumo

O que significa a sigla pH da água?

O pH da água é o potencial hidrogênico do líquido, sendo representado por uma escala que mede o nível de acidez, neutralidade e alcalinidade. O parâmetro vai de 0 a 14, em que o valor mais próximo de 0 é considerado ácido, o neutro 7, e o valor mais perto de 14 indica um caráter alcalino. 

Qual o pH da água que sai da torneira?

É recomendado para fins operacionais, que o pH da água da torneira seja mantido entre 6 e 9,5. Esse fator facilita o tratamento do recurso hídrico em suas diversas etapas, como floculação, sedimentação e cloração.

Qual a água mais saudável para beber?

A água mineral natural é a mais saudável para beber. Captada diretamente das fontes e envasada, ela preserva as características únicas do recurso. Essa prática assegura a pureza da água, uma vez que o líquido não passa por nenhum tipo de alteração química