É bem provável que você já tenha visto o símbolo da reciclagem nas garrafas PET. Apesar de ser discreto, ele é bastante importante para sinalizar o que pode ser reutilizado e qual é o resíduo existente na embalagem.
Portanto, ele impacta diretamente no processo de coleta seletiva e encaminhamento. Mas você conhece o significado do símbolo e da numeração? Leia este conteúdo até o final e descubra de uma vez por todas!
O que significa o triângulo na garrafa?
O triângulo na garrafa significa que a embalagem é feita de tereftalato de polietileno, um tipo de polímero que pode ser reciclado. As três setas indicam uma parte do processo voltado ao reaproveitamento do material, mostrando que ele é reutilizável.
Qual a importância do símbolo da reciclagem?
A importância do símbolo da reciclagem é sinalizar os resíduos existentes na embalagem para que o destino seja correto. Afinal, há diferentes tipos de plásticos. Por isso, cada um deles é indicado por um número dentro do triângulo.
Isso facilita o descarte regular do material, contribuindo para iniciativas sustentáveis, como logística reversa e coleta seletiva.
Quais são os símbolos da reciclagem de plástico?
Número 1: polietileno tereftalato (PET)
O número 1 é a garrafa de polietileno tereftalato. O PET é um tipo de poliéster comumente usado no envase de bebidas, sendo bastante aceito nos programas de reciclagem de roupas, tapetes, peças automotivas e mais.
Número 2: polietileno de alta densidade (PEAD)
O polietileno de alta densidade é simbolizado pelo número 2. Este plástico é versátil e costuma ser utilizado para embalar produtos de limpeza, alimentos e itens de higiene. Além disso, é usado em garrafas, sacolas, brinquedos etc. O material é bastante usado em programas de reciclagem de mesas de piquenique, lixeiras e mais.
Número 3: policloreto de vinila (PVC)
O PVC é um tipo de plástico resistente e pode ser usado em embalagens e produtos. No entanto, contém ftalatos, plastificantes que não podem ser reciclados. Por isso, é usado em cortinas de chuveiro, brinquedos de plástico, blisters, toalhas de mesa etc. Ainda que seja difícil reutilizá-lo, pode ser usado por alguns fabricantes de madeira plástica.
Número 4: polietileno de baixa densidade (PEBD)
O polietileno de baixa densidade tem algumas características interessantes, como sua resistência, flexibilidade e baixa toxicidade. Porém, é pouco reciclado. Ainda assim, o PEBD é encontrado em embalagens de pão, sacos de compras, alimentos congelados e outros.
Número 5: polipropileno (PP)
O polipropileno é um tipo de plástico resistente ao calor e mais rígido, apesar de ter características parecidas com o polietileno. É considerado muito seguro e costuma ser usado para recipientes com alimentos quentes.
Contudo, é difícil reciclá-lo. Quando isso acontece, pode gerar cabos de bateria, escovas, vassouras, raspadores de gelo, entre outros produtos.
Número 6: poliestireno (PS)
O poliestireno é encontrado de duas maneiras: de forma rígida ou ultraleve. Nesse segundo caso, o item mais comum é o isopor. Mesmo sendo difícil de reciclar, o PS é encontrado em caixas de ovos, pratos e copos descartáveis, frascos de aspirina e mais. Ele resulta em placas de interruptor de luz, réguas, recipientes para transporte e mais.
Número 7: outros
Outras categorias de plásticos que não se enquadram na numeração de 1 a 6 são reunidas no número 7, como os bioplásticos. Assim, esses materiais são encontrados em caixas de computador, nylon, óculos de sol, entre outros.
Apesar de serem comumente reciclados, em alguns lugares pode ser difícil ter algum programa que os reaproveite. Por isso, vale a pena se informar.
Portanto, fica claro que o símbolo da reciclagem é mais do que apenas uma indicação na embalagem. É uma sinalização clara dos resíduos existentes, o que evita riscos.
Então, achou interessante saber mais sobre os diferentes números no símbolo da reciclagem de plástico? Continue lendo os conteúdos do blog da Fontágua e informe-se sobre outros detalhes relativos à água mineral.
Em resumo
O que significa o símbolo ♻?
O símbolo ♻ significa reciclagem, indicando a possibilidade de reutilizar o material. Por isso, ele é formado por 3 setas que representam um ciclo, indicando a possibilidade de transformação em um novo produto.