Controle de estoque: 6 dicas para sua distribuidora de água

Controle de estoque: 6 dicas para sua distribuidora de água

Uma gestão bem-feita depende de um controle de estoque eficiente. Em uma distribuidora de água mineral, a prerrogativa é a mesma. Afinal, essa é a melhor forma de evitar desperdícios e perdas, que impactam o seu lucro.

Da mesma forma, controlar o estoque permite diminuir os custos com o armazenamento de água mineral e agilizar as entregas. Portanto, essa medida também impacta o atendimento aos clientes, aumentando o nível de satisfação e a chance do consumidor voltar a comprar os seus produtos.

Então, quais são as principais dicas de controle de estoque para uma distribuidora de água mineral? Vamos apresentar a resposta neste post. Confira!

Importância do controle de estoque para distribuidoras de água

A importância do controle de estoque para distribuidoras de água é evitar perdas financeiras devido à sazonalidade e prazos de vencimento. Ao mesmo tempo, impede a ocorrência de falta de produtos. Portanto, esse aspecto da gestão assegura a competitividade e o atendimento às demandas dos clientes.

Na prática, controlar o estoque é uma forma de equilibrar quantidade de produtos e demanda. Ou seja, você verifica quanto precisa ter em cada período do ano e garante o suficiente.

Isso impede que ocorram dois extremos: falta e excesso de produtos em estoque. Afinal, de um lado você deixa de atender os clientes, mas do outro fica com capital de giro parado. Portanto, é essencial alcançar o equilíbrio.

Da mesma forma, o controle do estoque permite considerar a sazonalidade, um fator importante das vendas. Por exemplo, a hidratação no verão costuma ser reforçada pelas pessoas. Então, é preciso ter uma quantidade maior de garrafões de água, porque os clientes tendem a comprar mais.

Nessa situação, se você tem uma quantidade menor do que a demanda, deixará de vender e poderá perder clientes. Por outro lado, se tiver um volume muito grande, pode precisar desse dinheiro para honrar compromissos assumidos, como para pagar o fornecedor de água mineral. Porém, como essa quantia estará parada, pode fazer falta no seu caixa.

Entendeu a importância do controle de estoque? Mais do que garantir que você terá água mineral para vender, essa prática de gestão está relacionada ao atendimento ao cliente, às finanças empresariais e outros fatores.

6 dicas de controle de estoque para sua distribuidora de água

1. Primeiro que entra, primeiro que sai (PEPS)

A metodologia PEPS garante que os garrafões mais antigos sejam vendidos ou distribuídos primeiro, evitando que fiquem obsoletos ou que expirem. Isso é especialmente importante para produtos perecíveis, como água, onde a validade pode impactar a qualidade e o cumprimento de regulamentações.

2. Use a automação e ferramentas de gestão de estoque

A tecnologia é uma boa aliada do controle do estoque. Com um sistema de gestão, é possível organizar os itens da sua distribuidora, evitar as tarefas repetitivas e burocráticas e garantir o máximo de precisão nos dados. 

Isso evita erros e permite que você foque a parte estratégica dessa atividade. Ou seja, consiga planejar quantos garrafões precisa ter para cada período do ano, os momentos em que é possível investir mais etc.

3. Faça o monitoramento contínuo e auditorias regulares

É fundamental controlar o estoque de forma contínua, algo facilitado pelos sistemas de gestão. Em combinação, realize auditorias regulares do inventário. 

Nesse sentido, defina o objetivo e a equipe que trabalhará nessa atividade, analise os registros contábeis para confirmar a saúde financeira e faça a contagem física para ter certeza da quantidade. Caso haja diferenças, investigue.

4. Realize a previsão de demanda e o planejamento antecipado

Faça uma boa análise de vendas para prever a demanda para os próximos períodos. Considere a sazonalidade e o comportamento do consumidor para evitar gastos desnecessários. A partir disso, planeje as compras de maneira antecipada, pensando sempre nos dados do que já está armazenado e daqueles que estão em falta.

Tenha em mente que não vale a pena incluir uma grande quantidade de produtos que apresentam baixa demanda. Priorize os produtos abaixo do mínimo ou que estão em falta.

5. Faça a organização e o layout do armazém

Organize os produtos conforme o layout do armazém. Isso permite aproveitar melhor o espaço disponível, evitando desperdícios e potencializando a capacidade de armazenagem. Isso também contribui para uma gestão mais otimizada e o aumento da produtividade.

6. Implemente o treinamento da equipe e as boas práticas de armazenagem

Para garantir que o controle de estoque seja eficiente, aplique um bom treinamento para a equipe e repasse as boas práticas de armazenagem. É preciso que todos estejam preparados para usar estratégias, metodologias e ferramentas. Além disso, essa é uma forma de implementar políticas e regras a seguir. Desse modo, imprevistos e falhas são evitados.

Todas essas práticas asseguram um bom controle de estoque na sua distribuidora de água mineral. De toda forma, é essencial que você pense na qualidade da água e tenha um bom fornecedor. Assim, você terá ainda mais oportunidades de atrair clientes.

Então, que tal abrir ou otimizar o seu negócio? Veja como se tornar um distribuidor da Fontágua e entenda como essa parceria pode ajudar sua empresa a decolar nas vendas!

Em resumo

Qual é o conceito de controle de estoque?

O conceito de controle de estoque é gerenciar a quantidade de produtos disponíveis no seu estabelecimento e suas respectivas datas de vencimento. O objetivo é evitar a falta ou o excesso de itens, assim como impedir que ocorram divergências entre os dados e a realidade.

Como se faz o controle de estoque?

  1. Use a automação e ferramentas de gestão de estoque.
  2. Faça o monitoramento contínuo e auditorias regulares.
  3. Realize a previsão de demanda e o planejamento antecipado.
  4. Faça a organização e o layout do armazém.
  5. Implemente o treinamento da equipe e as boas práticas de armazenagem.