fbpx

Hidratação no verão: como aumentar o consumo de água no calor

Hidratação no verão: como aumentar o consumo de água no calor

Você sabia que nos dias de calor o corpo perde mais líquido para equilibrar a temperatura corporal? Por isso, é fundamental atentar-se à hidratação no verão. Assim, é possível manter o bom funcionamento do organismos sem correr riscos. 

Apesar disso, beber mais água é um desafio para diversas pessoas.  Muitos esperam sentir sede e/ou substituir por sucos, refrigerantes e outras bebidas que não têm o mesmo potencial de hidratação.

Então, como aumentar o consumo de água no calor? Neste post, trouxemos 5 dicas práticas para você manter a hidratação no verão. Acompanhe!

Qual a importância de manter a hidratação no verão?

Beber a quantidade ideal de água por dia é essencial em todas as épocas do ano. No entanto, no verão esse hábito se torna mais urgente. Isso porque, no calor, o corpo tende a perder mais líquidos para regular a temperatura corporal.

Em épocas mais quentes, o corpo elimina, através do suor e evaporação mesmo em repouso, cerca de 500 ml de líquidos por dia. Se estiver envolvido em atividades físicas, essa quantidade pode se elevar ainda mais.

Além disso, o recurso hídrico no organismo é responsável por uma série de  metabólicas e químicas. Portanto, sua falta pode causar problemas, como desidratação, dores de cabeça, sendo fatal em casos extremos.

Quais são os benefícios de beber água?

Melhora o raciocínio

Um dos benefícios da ingestão de água é a melhoria do aspecto cognitivo. Isso porque os neurônios precisam do líquido para fazer as conexões e as transmissões de impulsos. Caso tenha falta, várias funções do raciocínio ficam comprometidas, desde a capacidade de pensar até a habilidade de andar.

Previne os cálculos renais

A boa hidratação no verão garante o funcionamento adequado dos rins. Porém, se isso não acontece, são formados cristais, que originam os cálculos renais. Também chamados de “pedras”, eles são bastante dolorosos e causam vários transtornos.

Fortalece a musculatura

O músculo retém muita água e ele depende do líquido para contrair e relaxar. Se você não tiver a hidratação em dia, sua resistência muscular e força diminuem. Ou seja, se você busca aumentar a massa magra e ter hipertrofia, precisa ingerir uma quantidade maior.

Deixa a pele mais bonita

A pele depende da água para evitar a descamação, o ressecamento e o excesso de celulite. Afinal, quanto mais você beber o líquido, mais eficiente será a eliminação de toxinas. Dessa forma, o corpo desinflama e o inchaço é reduzido.

Regula as funções do organismo

O corpo depende da água para sobreviver. Ela participa de vários processos internos, como a circulação sanguínea, a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas. Também é importante para eliminar as toxinas e para os processos de digestão e excreção. Portanto, o líquido melhora a consistência do bolo fecal, o que evita a chamada prisão de ventre.

5 dicas de como manter a hidratação no verão

Agora, veja 5 dicas essenciais para manter a hidratação no verão:

1. Beba água mineral natural

Quando falamos em hidratação corporal, a água mineral, sem dúvida, é a melhor opção. Isso porque, ela não assegura apenas a reposição de líquidos, mas também a obtenção de nutrientes importantes para o equilíbrio do organismo.

2. Consuma alimentos ricos em água

A a hidratação no período do verão pode ser complementada com alimentos ricos em água. Por exemplo, melancia, melão e outros tipos de frutas, além de alguns legumes, como agrião, alface e abobrinha. Eles ainda ajudam a fazer uma refeição mais leve e equilibrada.

3. Reduza o consumo de sal

O consumo de sal é necessário, mas seu exagero sempre deve ser evitado. No verão, essa dica é ainda mais relevante, porque o corpo tende a reter mais água. Portanto, quando você coloca muito desse tempero, acaba sentindo inchaço e desconforto, além de ocasionar problemas de pressão alta.

4. Mantenha sempre uma garrafa por perto

Uma das melhores dicas para se hidratar no verão é ter uma garrafa de água sempre por perto. Deixe ao seu lado e tome um gole a cada pouco. Outras boas dicas são usar aplicativos para lembrar de beber o líquido e traçar metas. Por exemplo, 1 litro de manhã, outro à tarde e mais um à noite.

5. Não espere sentir sede

A sede é um sinal de que você já está em processo de desidratação. Portanto, sempre beba água antes mesmo de sentir essa necessidade para evitar problemas para o bom funcionamento do organismo.

Ao seguir essas dicas, você conseguirá fazer uma boa hidratação no verão e evitará os sintomas negativos da falta de água. Além disso, todas essas recomendações são válidas para crianças e idosos. Então, que tal caprichar nos cuidados?

Aproveite e mostre para outras pessoas o poder de manter uma boa hidratação durante o calor. Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e contribua para um verão mais saudável!

Em resumo

O que fazer para se hidratar no verão?

Para se hidratar no verão, você deve beber água e consumir alimentos ricos nesse líquido. Além disso, precisa reduzir o consumo de sal, evitar sentir sede e ter uma garrafa sempre por perto. Tudo isso ajuda a manter a boa disposição e o funcionamento adequado do organismo.

Qual a importância da hidratação nos dias de calor?

Beber a quantidade ideal de água por dia é essencial em todas as épocas do ano. No entanto, no verão esse hábito se torna mais urgente. Isso porque, no calor, o corpo tende a perder mais líquidos para regular a temperatura corporal.