fbpx

Garrafões de água: 5 dicas e cuidados na utilização

Garrafões de água: 5 dicas e cuidados na utilização

Muitos não sabem, mas é necessário ter cuidado ao utilizar os garrafões de água. Também conhecidos como galões, esses recipientes proporcionam praticidade no dia a dia, mas é fundamental seguir algumas dicas para preservar a qualidade do líquido.

Isso ocorre porque existem regras e legislações que os fabricantes e as distribuidoras devem cumprir. Portanto, ter cuidado com o garrafão depois de comprá-lo trará mais segurança para o seu consumo.

Então, que tal saber mais sobre os cuidados na utilização dos garrafões de água? Veja as dicas que preparamos neste post!

Por que é importante ter cuidados com os garrafões de água?

A devida atenção aos garrafões de água é essencial, uma vez que o armazenamento inadequado propicia o desenvolvimento de algas e bactérias. Além de resultar em odor e sabor desagradáveis, essa condição pode ocasionar problemas como diarreia.

Isso ocorre porque o interior do garrafão cria um ambiente propício para o crescimento de microorganismos. Dessa forma, esses seres realizam a fotossíntese, alterando a composição e a qualidade da água.

5 dicas na hora de utilizar os garrafões de água

A seguir, confira 5 cuidados essenciais com o galão de água:

1. Opte por fornecedores de confiança

Contar com fornecedores de água mineral de confiança é o primeiro passo para assegurar a qualidade do produto. Isso se aplica tanto à marca da bebida quanto à distribuidora. Afinal, empresas de água mineral devem ter rigorosos protocolos de qualidade de controle.

2. Faça o armazenamento adequado

O armazenamento de água mineral demanda cuidados específicos. Em linhas gerais, é recomendável evitar as seguintes condições:

  • exposição ao sol;
  • umidade;
  • luz direta;
  • temperatura acima de 25°C.

Também é importante manter os garrafões em um ambiente com pouca circulação de pessoas e longe de produtos químicos.

3. Fique de olho na validade

É essencial prestar atenção à data de validade da água. Normalmente, os galões retornáveis de 10.000 ml e 20.000 ml têm uma validade de 2 meses. Além disso, é crucial ficar atento à data de vencimento do vasilhame, que, de acordo com as regulamentações do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), é de 3 anos.

4. Faça a limpeza do galão antes do uso

Antes do uso, é essencial limpar o garrafão de água. Esse processo deve começar com a lavagem das suas mãos. Em seguida, retire o lacre de procedência e lave a parte externa com detergente neutro e enxágue com água .

5. Não use os garrafões de água para outras finalidades

Reserve os garrafões para armazenar somente água mineral, não outros líquidos. Isso porque a embalagem deve ser preservada para evitar o crescimento de bactérias e algas. Caso contrário, pode haver alguma contaminação.

E você, quer adquirir água mineral natural de um fornecedor confiável? Conheça os produtos da Fontágua. Temos uma variedade de embalagens para atender às suas necessidades!

Em resumo

Como higienizar um galão de água?

Para higienizar um galão de água, lave bem as mãos, retire o lacre e lave a parte externa com detergente neutro. Enxágue com água mineral natural e, depois, armazene-o da forma correta. Lembre-se de não colocar a mão no gargalo após a limpeza.

Por que o galão de água não pode ficar no chão?

O galão de água não deve ficar no chão para evitar qualquer tipo de contaminação. Dessa forma, possíveis danos à saúde são evitados. Por exemplo, diarreia, infecção alimentar e desidratação.

Onde guardar galão de água?

O galão de água deve ser guardado em um local longe do calor, da umidade, do sol e da claridade. É melhor que o local não fique muito perto da parede e fique longe do fogão e a passagem de animais. O ideal é que o local seja fechado.