fbpx

Economizar água: 10 passos para reduzir o consumo em empresas

Economizar água: 10 passos para reduzir o consumo em empresas

A necessidade de economizar água é uma pauta de extrema relevância em todo o mundo, inclusive no Brasil. Embora o território brasileiro seja repleto de bacias hidrográficas e reservatórios naturais, o uso irresponsável da água pode levar a desafios significativos.

Nesse sentido, adotar práticas sustentáveis e usar o recurso hídrico de forma estratégica é fundamental para preservar os recursos naturais, principalmente nas empresas. Isso porque as atividades industriais frequentemente demandam grandes volumes de água.

Confira neste post, 10 dicas para economizar água em empresas. Excelente leitura!

Qual o impacto do consumo de água em empresas e indústrias?

O setor empresarial frequentemente demanda grandes volumes de água para diversas atividades. Esse uso indiscriminado pode resultar em consequências negativas, como escassez do recurso hídrico, custos operacionais elevados e riscos à reputação.

Para mitigar esses impactos, é crucial que as empresas adotem práticas sustentáveis e programas de conscientização. Para você ter uma ideia, segundo os relatórios do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades, o segmento industrial é responsável por usar 90% da água no Brasil.

Além disso, a demanda mundial por recursos hídricos deverá aumentar em 40% até 2030 e aumentar 55% até 2050. 

10 dicas para economizar água em empresas

Veja 10 dicas práticas para economizar água em empresas.

1. Planeje o consumo de água

Pense em ações para economizar água em cada setor. Considere quais departamentos precisam mais do recurso hídrico e onde o recurso será usado. Também veja se é possível fazer melhorias tecnológicas para evitar desperdícios.

2. Mapeie o uso da água

Avalie se a água é efetivamente usada na empresa. Verifique os hidrômetros ou a sua conta e veja qual departamento está com um consumo maior. Dessa forma, você identifica situações de gasto desproporcional e pode adotar medidas importantes, como a instalação de medidores de pressão.

3. Considera utilizar cisterna

As fontes alternativas são boas aliadas da economia de água. Por exemplo, é possível usar uma cisterna para captar água da chuva e reutilizá-la. Assim, o recurso pode ser usado para descarga, limpeza de galpões, irrigação de plantas etc.

Nesse caso, o procedimento não é tão simples quanto implementar a coleta seletiva, por exemplo. Isso porque pode exigir intervenções na infraestrutura do imóvel. Mesmo assim, vale a pena, já que esse investimento trará frutos no longo prazo.

4. Monitore o uso interno

Você pode monitorar o uso interno da água sem invadir o espaço dos colaboradores. Por exemplo, ao adotar a Internet das Coisas (IoT), você tem os dados de consumo em tempo real por meio dessa tecnologia.

Assim, você consegue incentivar o funcionário a beber mais água ao mesmo tempo que identifica problemas, como vazamentos. Dessa forma, faz as correções necessárias para economizar água.

5. Treine os colaboradores

Capacite os colaboradores tanto para fazerem o uso consciente da água quanto para que a manutenção e o monitoramento sejam constantes. Nesse último caso, o foco deve ser a mão de obra especializada.

6. Considere a distribuição de água mineral

Considere a implementação de sistemas de distribuição de água mineral para os funcionários. Isso pode reduzir a dependência do uso da rede de abastecimento pública, o que resultará em economias significativas.

7. Instale torneiras inteligentes

As torneiras inteligentes são aquelas de ativação automática e/ou com arejadores. As primeiras evitam o desperdício por fecharem o fluxo de água de forma automática, evitando esquecimentos e desperdícios.

Já as torneiras com arejadores misturam ar à água. Dessa forma, o fluxo é reduzido, mas o aspecto volumoso se mantém.

8. Faça a reutilização da água

Além da captação de água da chuva e outras fontes alternativas, você pode investir em sistemas de reuso para economizar água. Assim, é possível instalar uma estação de tratamento pequena para usar o recurso na limpeza, em lavagem de equipamentos, refrigeração, geração de energia e mais.

9. Faça a manutenção de dutos, torneiras e bebedouros

As manutenções preventivas podem ser realizadas para identificar problemas hidráulicos e corrigi-los. Desse modo, os profissionais verificam válvulas, encanamentos, dutos, bebedouros e torneiras com frequência para impedir os desperdícios.

10. Busque faxinas a seco

O serviço de limpeza pode ser feito com produtos a seco. Desse modo, você consegue economizar água ao ter uma faxina mais ecológica, já que muitas atividades dispensam o uso do recurso hídrico.

Seguindo todas essas dicas, fica mais fácil economizar água e obter vários benefícios sem deixar de lado a competitividade e a produtividade no seu negócio.

E você, quer saber mais sobre o uso da água na sua empresa e sua importância? Siga a Fontágua nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Em resumo

O que podemos fazer para economizar água?

Para economizar água, você pode planejar o consumo, mapear o uso, usar fontes alternativas, monitorar a utilização e treinar os colaboradores. Ao mesmo tempo, considere a distribuição de água mineral, instale torneiras inteligentes, reuse a água, faça a manutenção e busque faxinas a seco.

Qual o benefício de economizar água?

O benefício de economizar água é garantir a sustentabilidade, reduzir custos e conquistar boa reputação perante os clientes. Isso porque todos os setores da economia precisam do recurso hídrico e sua falta gera problemas significativos, tanto para a saúde quanto para a economia.