fbpx

Sais minerais: o que são, onde encontrar e funções

Sais minerais: o que são, onde encontrar e funções

Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre a importância dos sais minerais para a saúde do organismo. No entanto, você sabe exatamente o que são, como são classificadas e onde podem ser encontradas?

Basicamente, os sais minerais são substâncias que exercem diversas funções nos corpos dos seres vivos. Presentes na água, no alimento e no solo, eles auxiliam a produção hormonal, na formação óssea e uma série de processos metabólicos.

Quer entender mais sobre este assunto? Então leia este conteúdo até o final que explicaremos tudo para você!

O que são sais minerais?

Os sais minerais são substâncias inorgânicas (não produzidas pelo corpo), que desempenham um papel crucial no funcionamento do organismo. Eles atuam, por exemplo, na formação óssea, na transmissão de impulsos nervosos e nos processos digestivos.

Embora sejam elementos essenciais para a saúde, os seres vivos não conseguem produzi-los. Portanto, é necessário obtê-los por meio da alimentação, da ingestão de água e, em alguns casos, de suplementação. 

Qual a importância dos sais minerais para o nosso organismo?

Os sais minerais asseguram o bom funcionamento dos órgãos e promovem o bem-estar. Logo, deficiência de um desses nutrientes pode causar enfermidades, como anemia , problemas neuromusculares, osteoporose, entre outros.

Vale destacar que o excesso de sais minerais também é prejudicial à saúde. Por exemplo, o consumo em excesso de sódio pode estar associado a problemas como hipertensão arterial, aumento do risco de doenças cardiovasculares e retenção de líquidos.

Quais são os sais minerais mais comuns?

A seguir, apresentaremos os principais sais minerais e suas funções no organismo:

Cálcio

O cálcio é o sal mineral fundamental para o fortalecimento dos ossos e dos dentes, além de ajudar na contração e no relaxamento muscular. Ele também participa da formação das células do sistema imunológico, coagulação do sangue e mais. Ele é encontrado em laticínios, sardinha, espinafre, tofu e feijão. 

Flúor

O flúor ajuda na saúde dos dentes por prevenir cáries e evitar a perda de minerais. Também contribui para a saúde dos ossos e atua positivamente em células e tecidos. Encontra-se na pasta de dente e na água mineral natural, principalmente. 

Ferro

O consumo de ferro previne a anemia, uma vez que esse nutriente participa do processo de formação da hemoglobina. Aliás, esse é o componente que faz o transporte de oxigênio no sangue. Você pode encontrá-lo em carnes bovina e de frango, gema de ovo e feijão.

Zinco

Fundamental para o crescimento, o zinco também atua como anti-inflamatório e antioxidante. Por isso, fortalece o sistema imunológico. Esse sal mineral pode ser encontrado em camarão, ostra, peixe, frango e carne bovina.

Iodo

O iodo participa da formação dos hormônios tireoidianos T3 e T4. Eles influenciam boa parte do funcionamento do organismo, como o desenvolvimento de ossos e do sistema nervoso e do cérebro do feto. Também evitam o surgimento de doenças. Assim, vale a pena consumir este sal mineral, encontrado em peixes, frutos do mar, sal de cozinha iodado, laticínios e algas.

Fósforo

O fósforo contribui para o metabolismo da energia no organismo e regula o pH do sangue. Ele também é essencial para a saúde de dentes e ossos. Assim, você pode encontrá-lo em ovos, aves, carnes, sardinha, laticínios, cereais integrais e leguminosas.

Selênio

O selênio tem uma função muito importante no combate aos radicais livres e bom funcionamento do sistema imunológico. Por isso, previne várias doenças, como as cardiovasculares. Ele está bastante presente em farinha de trigo, sementes de girassol, pão, castanha-do-pará e gema de ovo.

Potássio

O potássio contribui para a contração muscular, formação dos músculos e relaxamento das artérias. Desse modo, ele ajuda a controlar a pressão arterial. Ainda previne a diabetes. É possível obtê-lo por meio da ingestão de iogurte, cereais integrais, banana etc.

Magnésio

O magnésio é necessário em vários processos do organismo, como controle da pressão arterial, produção de vitamina D e relaxamento e contração muscular. Também participa das funções celulares, como o transporte de cálcio e potássio, e produz serotonina (hormônio do bem-estar). Nesse sentido, você o encontra em leguminosas, sementes, frutas, cereais integrais, vegetais e laticínios.

Sódio

O sódio também ajuda no controle da pressão arterial, mas tem a função de regular os níveis de líquidos corporais e o pH do sangue. Além disso, ele auxilia na transmissão de impulsos nervosos, absorção de nutrientes e contração muscular. Ele é encontrado em algas, queijos, vegetais em conservas, embutidos, ovos e leite.

Quais sais minerais são encontrados na água mineral?

Os sais minerais encontrados na água mineral são cálcio, magnésio, potássio, sódio, entre outros. Tudo depende da fonte de onde o recurso é captado. De toda forma, é essencial para o funcionamento do organismo e para a hidratação.

Dessa forma, você conta com todos os benefícios da água mineral para a saúde e consome os sais minerais necessários para o seu organismo.

Então, gostou deste post? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e compartilhe essa informação para outras pessoas.

Em resumo

Quais são os sais minerais?

Os sais minerais são substâncias inorgânicas (não produzidas pelo corpo), que desempenham um papel crucial no funcionamento do organismo. Eles atuam, por exemplo, na formação óssea, na transmissão de impulsos nervosos e nos processos digestivos.

Qual a função dos sais minerais para o nosso corpo?

Os sais minerais têm a função de contribuir com várias atividades do nosso corpo, como formação de estruturas, produção de hormônios e regulação da pressão arterial.